Freitag, 7. November 2014

http://www.mamisabroad.com/dieseerosealba/

Die Seerose Alba

Die Seerose AlbaNo dia 15 de novembro o Grupo Mamães na Suíça e o CEBRAC, com apoio do Consulado Brasileiro de Zurique e o blog mamisabroad.com, estarão organizando o lançamento do livro da escritora brasileira Fatima Nascimento, residente na Alemanha. Clique aqui para ver o convite do evento.
Na entrevista abaixo, ela nos conta um pouco sobre ela e sobre o livro.
Me chamo Fatima Nascimento. Sou casada e tenho duas filhas.
Sou baiana de Salvador naturalizada alemã, aonde vivo e trabalho, desde 1995, como educadora de crianças.
Ainda no Brasil, iniciei o trabalho com crianças, fazendo recreações e atividades diversas em uma escola primária. Continuei este trabalho na Alemanha, fazendo um curso profissionalizante, desenvolvendo e apurando o meu conhecimento.
Em 2008 fiz um trabalho com crianças Afro-alemães, onde a ideia era fortalecer a identidade da criança. Resultou em uma exposição com o nome “Das bin Ich”.
Ao mesmo tempo trabalhei em outras Cooperativas, assim como em uma Associação para mulheres sozinhas com filhos, ajudando na educação infantil.
Desde cedo me pego com o lápis na mão, escrevendo poesias diversas, histórias infantis e fazendo ilustrações.
Lancei meu primeiro livro em 2013, escrito em alemão, com desenhos feitos por mim que se chama “Die Seerose Alba”. Livro este que foi uma produção independente e é para crianças a partir dos 3 anos. Faço leitura do livro e assim o divulgo para a comunidade brasileira e alemã.7794_463512323732338_1865168126_n
MA: Qual foi a sua motivação para escrever um livro?
FN: Eu quis dividir com outras pessoas as idéias que tenho, porque sempre escrevi. Comecei com poemas ainda no Brasil.
A minha cabeça é cheia de estórias. Então pensei que seria muito bom se ao menos uma dessas estórias pudesse sair da minha cabeça e fosse lançada no papel.
MA: Porque escolheu a vitória-régia como personagem principal?
FN: Quando escrevi ” a vitória régia”, a história tinha na verdade personagens que podem ser encontrados em muitos contos como fadas, ursos, etc… mas na verdade, a personagem principal sempre foi a vitória régia, talvez porque eu goste muito de flores e plantas.
MA: Qual a mensagem que você espera passar para as crianças com essa estória?
FN: A mensagem é que ninguém está sozinho, mesmo que no momento possa parecer. Temos sempre um amigo, que no momento certo aparecerá.
A vitória-régia Alba ( Die Seerose Alba )
„Você quer ser meu amigo? “No Pantanal, uma paisagem incomparável no centro-oeste do Brasil, a vitória-régia Alba procura novos amigos. Nessa procura ela encontra várias criaturas extraordinárias. Será que a solitária vitória-régia encontrará amigos?
A estória acontece no Pantanal e é sobre uma vitória régia que se chama Alba, e procura amigos. Na estória também tem um jacaré, um peixe vermelho, a onça pintada e outros animais. Os desenhos são colagens.
Com várias ideias no papel, espero brevemente lançar ainda outros livros nas linguas alemã e portuguesa.
Foto: Tati Borges-Schindler www.tatiborges-schindlerfotografia.com
Foto: Tati Borges-Schindler
www.tatiborges-schindlerfotografia.com
Todo e qualquer apoio e colaboração serão bem vindos!
Muito obrigada,
Fatima Nascimento

Keine Kommentare: